ERICACEAE

Gaylussacia caparoensis Sleumer

Como citar:

Eduardo Pinheiro Fernandez; Tainan Messina. 2012. Gaylussacia caparoensis (ERICACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

473,914 Km2

AOO:

20,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo (Kinoshita; Romão, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Gaylussacia caparoensis</i> é endêmica dos Campos de Altitude da Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Apresenta distribuição muito restrita (AOO=20 Km²; EOO=355,81 Km²). Mesmo ocorrendo dentro dos limites do Parque Nacional do Caparaó (SNUC), as subpopulações desta espécie se encontram fragilizadas pelos intensos incêndios que incidem sobre os Campos de Altitudes em que ocorre, sendo considerada uma situação de ameaça direta; para ilustrar o panorama, em apenas um mês do ano de 2001, cerca de 485 focos de incêndio foram detectados na área da unidade e municípios adjascentes, evidenciando a grande intensidade com que esses eventos ocorrem. Mesmo com um plano de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), este ainda não foi efetivamente implementado e a proteção integral oferecida pelo Parque Nacional do Caparaó (SNUC) não impede a incidência de eventos de ameaça. Por esses motivos, <i>G. caparoensis</i> foi considerada "Em Perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Espécie de ocorrência em Campos de Altitude (Kinoshita; Romão, 2012)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Subarbusto a arbusto, terrícola (Kinoshita; Romão, 2012). Espécies da família Ericaceae apresentam, geralmente, flores bissexuadas (Rapini, 2004).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.7 Fire
Em setembro de 2001 foram detectados 485 focos de incêncios no Parque Nacional do Caparaó (SNUC) e 10 municípios adjacentes, destruindo a floresta nativa e áreas de pastagem. Em 2000 a área de queimadas aumentou 40% em relação ao ano anterior. Mesmo assim na região aumentaram tanto o número de licenças para plantação de cana-de-açúcar e pastagem, como o número de multas por queimadas ilegais (CEPF, 2001).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.
Ação Situação
4.4.3 Management on going
O Ministério do Meio Ambiente desenvolveu o Plano de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do PARNA Caparaó e seu Entorno, com o intuito de prevenir a ocorrência de incêndios no Parque (Fonseca et al., 2006).